Gestão de Sinistros e Fornecedores
Inovação, Tecnologia e Eficiência na Indústria Seguradora
Descubra como a revolução digital e a inteligência artificial estão a transformar o setor dos seguros, a gestão de sinistros e a relação com fornecedores. Esta formação destina-se a profissionais do setor que procuram compreender as novas tendências e aplicar estratégias inovadoras para otimizar processos e aumentar a eficiência.
Os Novos Desafios da Gestão de Sinistros e Fornecedores
Descubra como a revolução digital e a inteligência artificial estão a transformar o setor dos seguros, a gestão de sinistros e a relação com fornecedores. Esta formação destina-se a profissionais do setor que procuram compreender as novas tendências e aplicar estratégias inovadoras para otimizar processos e aumentar a eficiência.
149 EUR + IVA


Geral
Duração: 7h
Modalidade: Presencial
Data(s): 16/05/2025 ou 23/05/2025 ou 30/05/2025
Local: Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 261 Leiria, Portugal
Destinatários: Profissionais de seguros, incluindo Seguradoras, Corretores e Mediadores, Empresas de Prestação de Serviços, com interesse em inovação, transformação digital, gestão de sinistros e de fornecedores.
Coffee Breaks: incluídos (manhã e tarde)
Certificado de Participação
Conveniente estar equipado com computador portátil para a acção de formação
Estrutura
Sessão 1
A Revolução Digital nos Seguros (4h)
Formador: Luis Cardoso
Sessão 2
Os Novos Desafios da Gestão de Sinistros e da Gestão de Fornecedores (2,5h)
Formador: Alda Correia
Sessão 3
Caso Prático: Sistema Avançado de Gestão de Fornecedores (0,5h)
Formador: João Medina
Metodologia
Apresentação ao vivo
Visualização de vídeos
Análise de tendências
Debate interativo
Demonstração prática e uso guiado de ferramentas de IA
Discussão de Casos
Recursos Didáticos
Sala com projetor / tela e acesso à Internet
Flip Chart e marcadores
Apresentações em PowerPoint
Vídeos
Critérios de Avaliação
Questionário de avaliação no final dos módulos
Feedback direto dos participantes sobre o conteúdo e aplicabilidade
Detalhe das Sessões
Sessão 1. A Revolução Digital nos Seguros (4h)
Objetivos
Compreender os desafios atuais da indústria seguradora
Identificar as principais tendências digitais no setor segurador
Identificar como a digitalização responde aos desafios atuais
Entender a IA Generativa e como se pode aplicar nos seguros, em particular nos sinistros
Compreender os desafios colocados pela automação nos veículos
Analisar as mudanças no setor automóvel e seu impacto nos seguros
Explorar os desafios do seguro automóvel, incluindo veículos elétricos e autônomos
Conteúdos
A transformação digital, antes e agora
Digitalização dos serviços de seguros
Insurtechs e novos modelos de negócio
Conceitos da Inteligência Artificial
Uso dos GPTs
Casos de uso em Seguros
Veículos elétricos, híbridos e conectados: impactos nos seguros
Seguro para veículos autônomos e desafios regulatórios
Sessão 2. Os Novos Desafios da Gestão de Sinistros e da Gestão de Fornecedores (2,5h)
A abordagem desta sessão será focada na aplicação prática das tendências abordadas na sessão anterior, no dia a dia da gestão de sinistros e na otimização da rede de fornecedores
Objetivos
Identificar e compreender os grandes desafios emergentes da gestão de sinistros no contexto digital e regulatório
Perceber o papel e os desafios do fornecedor no contexto atual
Analisar como a digitalização e a inteligência artificial influenciam a relação com fornecedores e a eficiência na gestão de sinistros
Identificar boas práticas para garantir eficiência operacional, qualidade do serviço e mitigação de fraudes
Explorar estratégias para otimizar a relação com fornecedores, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Avaliação de fornecedores
Sessão 3. Caso Prático: Sistema Avançado de Gestão de Fornecedores (0,5h)
A abordagem desta sessão será focada na aplicação prática das temas abordados nas sessões anteriores, no dia a dia da gestão de sinistros e na otimização da rede de fornecedores
Objetivos
Compreender a importância de um sistema estruturado de gestão de fornecedores na redução de custos e tempos de resposta
Explorar métodos de avaliação e monitorização do desempenho dos prestadores de serviços
Identificar boas práticas para assegurar a conformidade contratual e a qualidade na prestação dos serviços
Conhecer ferramentas digitais que melhoram a comunicação e a eficiência na gestão operacional.
Formadores
Luís Cardoso
Atualmente um consultor sénior de empresas de Seguros e mobilidade auto, faz consultoria em áreas como estratégia, transformação digital, excelência operacional e gestão de operações, serviço ao cliente e sinistros e desenvolvimento de negócio.
Com uma experiência de 3 décadas em seguros, desempenhou cargos de alta direção em várias companhias, a nível nacional e internacional.
É o organizador e formador no curso de Transformação Digital da Associação Portuguesa de Seguradores, lançado em 2024.
Liderou a operação europeia de sinistros de uma multinacional americana depois de liderar a transformação da operação portuguesa; liderou a transformação da maior seguradora Polaca, a par com a participação em outros projetos internacionais, como a criação de raiz uma nova seguradora na Polónia; liderou peer reviews de Seguradoras na América Latina, Europa e Ásia; liderou a área de Inovação, Excelência Operacional, Estratégia e PMO de uma Seguradora em Portugal; e recentemente conduziu o Delivery e Digital Business Migration na Europa na implementação de um ecossistema de seguros.
A sua formação base é em Direito (Universidade de Coimbra), exerceu brevemente como advogado, e tem uma pós graduação em Digital Services pela FDUL), bem como formação em inteligência Artificial pela Oxford Business School, em Transformação Digital pela Catolica Business School e diversas formações executivas em Stanford e IMD (Suiça), entre outros. Possui a certificação de CCP pelo IEFP.
Alda Correia
Licenciada em Direito, possui uma sólida formação académica complementar, com pós-graduações em Gestão de Fraude pela Porto Business School, em Gestão de Seguros pelo IPAM e em Direito Bancário, Valores Mobiliários e Seguros pela Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua carreira como advogada, tendo exercido durante 10 anos nas diversas áreas do direito. Com mais de 20 anos de experiência no setor segurador, desenvolveu a sua carreira sobretudo na área de sinistros, liderando equipas de investigação e acumulando, durante vários anos, funções como gestora das redes de fornecedores de sinistros.
Participou em diversos projetos tecnológicos de otimização da gestão de sinistros, deteção de fraude e relacionamento com prestadores de serviços. É formadora certificada e oradora regular em conferências nacionais e internacionais, colaborando atualmente com a Associação Portuguesa de Seguradores na coordenação da Subcomissão de Fraude.
João Medina
Empreendedor com +20 anos de experiência na actividade seguradora, actualmente é Managing Partner da ACTIVETECH, empresa tecnológica portuguesa que desenvolve e comercializa uma solução internacional e integrada (RADAR) a qual permite a padronização, integração e automatização de todas as trocas de informação em tempo real entre seguradoras e respectivos fornecedores, permitindo a criação de ecossistemas fechados e especializados, ligando todos os principais stakeholders em torno dos serviços necessários à regularização de sinistros e atendimento ao cliente, com recurso a inteligência artificial, dos quais se destacam peritagens, averiguações de sinistros, auditorias, inspecções e pré-vistorias.
Foi Director-Executivo do grupo DEKRA Portugal entre 2003 e 2012 e Coordenador da área de Tecnologias e Sistemas de Informação internacionais da DEKRA International Operations a partir de Estugarda entre 2007 e 2008.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Pós-graduação em Gestão de Seguradoras pela Universidade Católica Portuguesa, MS.c em Gestão de Companhias de Seguros e Fundos de Pensões pela Universidade de Barcelona, Programa Avançado de Empreendedorismo pela Universidade Católica Portuguesa, com participação em vários eventos relacionados com Seguros & Inovação.
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